O grupo Quixabeira da Matinha foi formado em 1989 por trabalhadores rurais da comunidade quilombola Matinha dos Pretos, em Feira de Santana, que aprenderam a cantar e tocar sem frequentar nenhuma escola de música. O nome veio da Quixaba, planta muito resistente do interior que simboliza a luta e a persistência do grupo ao manter e divulgar a cultura popular tradicional do samba de roda, considerado patrimônio oral e imaterial da humanidade pela UNESCO.
Seus pioneiros foram os cantores e compositores Aureliano Sambador e Mestre Coleirinho da Bahia, autor da canção "Alô meu Santo Amaro", regravada por nomes como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Carlinhos Brown e Harmonia do Samba.
Com quatro álbuns lançados, sendo um deles um gravado pela Wave Music, e dois documentários ("Quixabeira da Roça: A Indústria Cultural" e "Cantos da Matinha"), o grupo se consolidou como um dos mais importantes expoentes da cultura popular da Bahia. Já tocou em vários estados brasileiros, bem como no exterior, com turnê em Portugal feita 2018.